Começa hoje (28/11) e segue até o próximo sábado (30/11) o Colóquio Internacional sobre Educação Teológica e Pós/De(s)colonialidade: Teologia e Lutas por Justiça Climática e Igualdade Social. O evento vai acontecer no Marante Plaza Hotel, no bairro de Boa Viagem, no Recife. As vagas presenciais estão esgotadas, mas vai ser possível acompanhar por meio do YouTube. O Colóquio é promovido pelo Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (SAET) da Diocese Anglicana do Recife, em parceria com importantes organizações internacionais, incluindo a Aliança Anglicana, United Society Partners in the Gospel (USPG), Christian Aid e parceiros nacionais como a FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco – Laboratório de Estudos de Religião e Política (LABERP), JUNET (Junta Nacional de Educação Teológica da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil), CEA ( Centro de Estudos Anglicanos), a Universidade Federal de Pernambuco (Grupo de Pesquisa “Discurso, Subjetividade e Educação”) e a CESE (Coordenação Ecumênica de Diaconia).
Esse evento reunirá teólogas e teólogos, indígenas, afrodescendentes e ativistas para explorar o poder das teologias indígenas e das populações afrodescendentes no avanço da defesa e da mudança social.
O colóquio busca abordar a necessidade urgente de perspectivas pós/decoloniais, considerando o discurso teológico como forma de avaliar de forma crítica o processo de colonização. Ao centralizar nas vozes e nas experiências de comunidades indígenas e tradicionais em Fiji, Nova Zelândia Aotearoa e Polinésia, Filipinas e América Latina, o evento tem como objetivo desafiar as abordagens conservadoras e ocidentais da teologia e equipar os líderes religiosos para defender a mudança sistêmica.
Questões e temas principais
O colóquio se aprofundará em questões críticas que envolvem a urgência de integrar as teologias indígenas, afrodescendentes e as lutas por direitos para:
Melhorar os esforços de defesa: Como essas teologias podem fortalecer as estratégias de defesa da justiça climática, do antirracismo e da igualdade social?
Influenciar os estabelecimentos teológicos: Como as perspectivas das comunidades indígenas e afrodescendentes podem desafiar e transformar instituições fortemente influenciadas por tradições teológicas brancas e ocidentalizadas?
Impulsionar mudanças sociais: Como as teologias das comunidades indígenas e afrodescendentes podem servir como instrumentos de mudança, criando um impacto social tangível?
Formato interativo para um envolvimento mais profundo
O colóquio privilegia metodologias dialógicas e o aprendizado/desaprendizadomútuos. Ele contará com dois segmentos distintos:
Reuniões informais: As/Os convidadas/os internacionais participarão de conversas informais sobre justiça climática, teologias, defesa de direitos e estratégias de influência.
Colóquio formal: Um encontro formal de cerca de 60 participantes, entre líderes de igrejas, estudantes, povos indígenas, afrodescendentes, parceiros internacionais e ativistas, participarão de apresentações, discussões e workshops colaborativos.
Participe da conversa
Mantenha-se atualizado sobre os desdobramentos do colóquio e participe da conversa nas mídias sociais usando a hashtag #IndigenousTheologies (Teologias Indígenas). O colóquio será transmitido pelo YouTube.
Colóquio Internacional sobre Educação Teológica e Pós/De(s)colonialidade:
Teologia e Lutas por Justiça Climática e Igualdade Social
Quando: De 28 a 30 de novembro
Onde: Marante Plaza Hotel (vagas esgotadas)
Tramisssão pelo Youtube através do link: https://www.youtube.com/channel/UCnwv6c8RE8epPXTT8TeufEg
Para obter mais informações:
Dra. Elizabeth Perry (Aliança Anglicana): elizabeth.perry@anglicancommunion.org
Rev. Dr. Gustavo Oliveira (Diocese Anglicana de Recife): gustavo.soliveira@ufpe.br