Iniciativa Diocesana, realizada pela Catedral do Bom Samaritano, com financiamento da UTO , acolhe pessoas em situação de rua e LGBT+

O primeiro dia de ação do projeto Gente é para brilhar aconteceu na Casa do Pão, no bairro de São José, área central do Recife. A iniciativa é da Diocese Anglicana realizada pela Pastoral da Diversidade da Catedral do Bom Samaritano, com financiamento da UTO. “O Brasil é considerado o país que mais mata pessoas homossexuais no mundo, onde a cada 3 dias, uma pessoa homossexual é barbaramente assassinada e tem no Nordeste a maioria desse tipo de violência, nós da Diocese Anglicana do Recife, nos sentimos desafiados(as) a lutar em favor desses grupos mais estigmatizados e vulneráveis de nossa sociedade”, explicou o Bispo João Peixoto.
As atividades começaram com uma oração feita pelo Reverendo da Catedral do Bom Samaritano, Gustavo Oliveira, que fez questão de destacar a importância de acolher pessoas em situação de rua e LGBT+. “Percebemos a necessidade de trabalhar com esse público por conta de questões ligadas ao acolhimento, a nutrição, ao abuso do uso de drogas, a preocupação com a saúde. Mas também estamos atentos a questão pastoral, porque muitas vezes, essas pessoas sofrem discriminação. Muitas vezes, são cristãos , mas não encontram espaço em nenhuma Igreja”, contou o reverendo.
Durante a ação, teve uma oficina de desenho e pintura, roda de dança e poesia de Carlos Eduardo Cadu, um artista de salvador em situação de rua. “Não somos lixo. Não somos bicho e nem lixo. Nós somos anjos, não somos o mal. Nós somos arcanjo do juízo final”, diz um trecho do poema. A coordenadora pedagógica do projeto Gente é pra brilhar, Tatiany Simões, planejou todas essas atividades. “A oficina de hoje foi maravilhosa, bastante rica, surpreendeu positivamente. Foi bem produtiva”, disse a coordenadora.

O projeto foi pensado pela Catedral do Bom Samaritano, que faz parte da Igreja Episcopal do Brasil, e tem apoio da UTO, uma organização de mulheres da Igreja Anglicana dos Estados Unidos. ” Esse projeto nasceu de uma análise da Catedral do Bom Samaritano. Nós temos uma pastoral da diversidade que já desenvolvia um trabalho. Quando aconteceu o assassinato de Roberta, uma mulher trans em situação de rua, nos sentimos chamados pelo Espírito Santo para tomar uma atitude. Recebemos o apoio da UTO que destina as ofertas do dia de Ação de Graças para os projetos sociais e fomos chamados a caminhar com essas pessoas”, detalhou o Reverendo, Esdras Peixoto, coordenador do projeto.
o primeiro dia do Gente é pra brilhar contou com o apoio do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+). “Estou prestigiando o lançamento do projeto Gente é pra Brilhar da Catedral do Bom Samaritano que também é da pastoral da diversidade que tem feito esse trabalho lindo”, explicou a coordenadora do GTP+, Nance Ferreira.
O Sindicato dos Ambulantes do Comércio dos Vendedores Ambulantes do Recife, Olinda e Jaboatão (Sindambulantes-PE), também participou da primeira atividade do projeto e prometeu capacitar as pessoas em situação de rua e LGBT+. “Nós vamos capacitar os participantes através de cursos e palestras. Eles vão aprender a se preparar economicamente, individualmente e também receber o público e a sociedade em geral”, afirmou o tesoureiro do Sindambulantes-PE, Jailson Delfino.
Além da capacitação, o projeto também prevê refeições como lanches e almoços. A comida é feita pelos voluntários e servida na Casa do Pão. “Eu sinto o amor de Deus através da comida. Faço o alimento, a oração chamando a presença do Espírito Santo para que toque no coração de cada um. Deus quer que eles sejam tratados bem como todos os seres humanos. Que sintam que são gente”, falou a voluntária, Rosemery Barbosa.
No dia 10 de agosto, o Gente é feita para brilhar vai fazer uma outra ação e os detalhes vão ser divulgados pelo instagram @pastoraldiversidade_cabs.




